Entenda melhor as regras de saque do FGTS conforme novo modelo criado pelo Governo, elaboramos este artigo de forma simplificada.
Trata-se da MP (medida provisória) número 889/2019 que autoriza os saques do Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço.
Surgindo assim algumas dúvidas, de quem tem direito ou não, então vamos às informações.
Então, poderá efetuar o saque todas as pessoas que tenham uma conta ativa ou inativa do fundo de garantia de acordo com o saldo.
O governo irá liberar até R $ 500,00 de cada uma delas a partir de setembro até março de 2020 para todos os brasileiros com contas de fundo de garantia FGTS e saldo suficiente.
Então se quiser ver o saldo e saber se você tem direito ao Saque de Imediato veja clicando aqui.
Caso uma pessoa tenha conta na Caixa Econômica Federal ou o valor será depositado automaticamente.
Porém, no caso de fazer uso do Cartão Cidadão, poderá solicitar para sacar o valor no caixa eletrônico.
Para quem não tiver conta na Caixa ou Cartão Cidadão é melhor se informar no banco.
Foi estabelecido um cronograma para retirada para quem irá utilizar outras formas para o recebimento, que podem ser consultados clicando aqui.
Saque Aniversário Novo Modelo de Saque do FGTS
Esse novo modelo de saque do fundo de garantia criado pelo Governo ganhou esse nome pois a partir do mês de abril de 2020 será possível receber um dinheiro extra no período do seu aniversário.
Gerando assim uma opção além da existente atualmente que seria realizada ou saque nos casos de rescisão contratual.
Outro detalhe é que optando por este modelo, no caso de rescisão receberá apenas os valores referentes a multa da indenização.
Saque Aniversário veja como funciona!
No mês de comemoração do seu aniversário, pode fazer o saque anual referente a uma porcentagem que pode variar entre 5% e 50% dos valores totais que levam em suas contas caso sejam mais de uma.
Desde a soma dos valores avaliados acima de R $ 500,00 considerando todas as contas, receberá ainda um valor adicional conforme o cálculo que exibir.
Para os casos da compra da casa própria, demissão sem justa causa e aposentadoria, as regras permanecem como antes, pode ser usado o fundo de garantia.
Caso faça o pedido para Caixa e cosmético a receber anualmente pelo saque aniversário e se arrependa?
Neste caso terá que cumprir um período de carência de 25 meses praticamente dois anos para voltar ao método convencional.
Para fazer a opção dessa modalidade os interessados devem a partir do “ dia primeiro de outubro de 2019” entrar em contato com a Caixa para saber os procedimentos.
Gerando assim a vantagem de poder sacar uma parte do valor acumulado do seu FGTS mais o adicional ilustrado na tabela abaixo.
Veja a tabela a seguir: